novembro 13, 2024 09:49

RR: Na gestão de Sampaio, ALE é 16ª no ranking nacional e deixa a desejar em transparência

Roraima – Com 41,3 pontos, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE) ocupa o 16º lugar em transparência e governança no ranking nacional da Organização não Governamental Transparência Internacional Brasil, divulgado nessa quinta-feira, 25. 

No levantamento da ONG, são levados em consideração 84 critérios distribuídos em oito dimensões para avaliar a transparência e governança pública como: Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos.

De acordo com os critérios, a Assembleia Legislativa de Roraima é a última colocada do índice considerado “regular”, com 41,3 pontos no total. O Índice de Transparência e Governança Pública atribui notas entre 0 e 100 pontos. 

“Os piores indicadores da Casa Legislativa de Roraima foram Participação e Engajamento, e Governança, com baixa transparência sobre a organização da Assembleia e a identificação das responsabilidades de cada setor, e ausência de relatórios internos de gestão dos recursos públicos, dificultando o controle e a identificação de possíveis irregularidades”, diz trecho do levantamento. 

Das 27 Casas Legislativas avaliadas, apenas o Distrito Federal (com nota 75), Espírito Santo (71), Minas Gerais (69,8) e Ceará (60,8) tiveram bom desempenho no índice de transparência da ONG internacional. 

Foto: Divulgação/ALE

Últimas Notícias

Funai cria grupo técnico para delimitar terra indígena em Fonte Boa

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) instituiu um Grupo Técnico para delimitação da Terra Indígena Auati-Paraná, localizada em...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!