Na última sexta-feira, 26, acompanhando a visita do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, ao Amazonas, o deputado federal Átila Lins (PSD) destacou a importância da legalização da atividade dos pescadores para que sejam reivindicadas linhas de financiamento para a categoria. O ministro estava no estado para o lançamento da campanha Pescador e Pescadora Legal.
Átila disse que os financiamentos são necessários para que os pescadores possam adquirir barcos de pesca e itens de frigoríficas, por exemplo.
O parlamentar destacou ainda que, mesmo com a ineficiência da internet em diversos municípios do Amazonas, o Governo e a União vão trabalhar juntos para que a campanha atinja os objetivos em todas as cidades.
No Amazonas, além de existir o maior número de pescadores, há cerca de 100 mil pedidos de registro geral da Atividade Pesqueira (RGP) aguardando análise e expedição.
A campanha do Pescador e Pescadora Legal tem o intuito de legalizar a atividade pesqueira, evitando fraudes , como aconteceu no passado, dando mais segurança e transparência aos pescadores do país.
A pesca legal possibilita à categoria acessar os programas sociais que os amparam, principalmente o seguro defeso.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação