Roraima – Citado por um estudo da Organização Não Governamental (ONG) Transparência Brasil por ter forte conexão na grave crise humanitária do povo Yanomami, o senador Mecias de Jesus (Republicanos) criticou a atuação do Governo de Lula da Silva (PT) em Terras Indígenas.
Para Mecias, Lula tem investido apenas em propaganda e falta um plano de ação efetivo. “Falta efetivamente a ação do governo. Ele (Lula) tem agido mais com propaganda, como se estivesse querendo mostrar pro mundo algo que, de fato, ele não está fazendo lá dentro das terras yanomamis”, disse o senador bolsonarista e pró-garimpo em entrevista ao Poder360, no início desta semana.
Crise
De acordo com o estudo publicado pela Organização Não Governamental Transparência Brasil em abril deste ano, o senador Mecias de Jesus (Republicanos) tem forte conexão com a grave crise humanitária do povo Yanomami.
Logo no início, o relatório destaca uma problemática de anos que é a indicação política dos coordenadores dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). “O DSEI Yanomami foi analisado como estudo de caso, especificamente a gestão do ex-coordenador Rômulo Pinheiro de Freitas e sua relação com o senador por Roraima Antônio Mecias Pereira de Jesus”, inicia.
Conforme o texto, Rômulo era assistente administrativo e pregoeiro na
Secretaria de Estado de Saúde de Roraima e tem conexões com empresas que firmaram contratos com o governo federal, inclusive em licitações do DSEI Yanomami.
“Além disso, sua mãe integra o grupo político de Mecias em Roraima, participando ativamente da campanha que o elegeu ao Senado em 2018. O senador, por sua vez, possui conexões com o garimpo de ouro em terras indígenas”.
Foto: Divulgação