As eleições municipais de 2024 acontecem apenas daqui a 449 dias, mas prefeitos de todo país sabem a necessidade em antecipar as articulações políticas para que obtenham êxito no pleito. E não é diferente no Amazonas, onde 52% dos municípios devem apresentar candidatos à reeleição.
O Médio Solimões e o Alto Solimões são as regiões do estado onde há mais prefeitos que podem concorrer novamente ao cargo.
O Portal O Poder elencou os 32 municípios – por calha – onde deve haver candidatos à reeleição nas eleições de 2024. A votação acontece no dia 2 de outubro em todo país.
- Alto Solimões
Atalaia do Norte
Santo Antônio do Içá
São Paulo de Olivença
Amaturá
Tonantins
Japurá - Médio Solimões
Coari
Alvarães
Tefé
Codajás
Anori
Anamã
Caapiranga
Maraã - Madeira
Borba
Novo Aripuanã
Manicoré
Humaitá
Apuí - Juruá
Itamarati
Guajará - Purus
Pauini
Canutama
Tapauá - Rio Negro
Santa Isabel do Rio Negro - Médio e Baixo Amazonas
Nhamundá
São Sebastião do Uatumã - Região Metropolitana de Manaus
Manaus
Iranduba
Itacoatiara
Presidente Figueiredo
Silves
Particularidades
Em Santa Isabel do Rio Negro, o prefeito Beleza cumpre o mandato sub judice. À época do pleito, em 2020, sua candidatura foi indeferida, mas há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.
Já em Coari, cidade comandada há anos pela Família Pinheiro, pode haver uma ‘troca’ no protagonismo e trazer ao foco do pleito vindouro o principal nome do clã: Adail Pinheiro. O ex-prefeito pode assumir o lugar do sobrinho e atual prefeito do município, Keitton Pinheiro, na briga pela cadeira de prefeito.
Fim de ciclos
Trinta prefeitos do Amazonas devem encerrar seus mandatos em 2024, indicando e apoiando outros nomes para substituí-los na chefia dos municípios. Confira abaixo onde não deve haver candidatos à reeleição no estado:
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder