O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retornará ao Amazonas no fim desta semana e visitará uma das cidades do interior mais lulistas: Parintins.
Além dos destaques no Boi-Bumbá, a ilha Tupinambarana foi também uma das responsáveis pela boa votação de Lula no estado. Enquanto Lula obteve 82,56% no 1º turno, o ex-presidente Bolsonaro (PL) teve 17,44%. Já no 2º turno, Lula teve 79,54% e Bolsonaro, 14,59%.
O mesmo fenômeno aconteceu nas eleições de 2018, quando o atual ministro da Fazenda Fernando Haddad era candidato, ele obteve 73,49% no 1º turno, enquanto Bolsonaro teve 14,99%.
Agenda
Lula irá anunciar a retomada do Luz para Todos e do Programa de Descarbonização da Amazônia, na Praça Digital, em Parintins, a partir das 11h da próxima sexta-feira, 4.
O Luz para Todos tem como conceito garantir o fornecimento de energia elétrica à população brasileira residente em regiões remotas da Amazônia Legal. O programa se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
O Programa de Descarbonização da Amazônia pretende adicionar 211 localidades que ainda não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional. São cerca de três milhões de consumidores. As soluções oferecidas para conexão desses locais virão prioritariamente de fontes renováveis, como biodiesel, solar, biogás e biomassa. O programa também prevê interligação de transmissão e distribuição de energia e ações de conectividade, levando internet a áreas remotas.
No mesmo local, será anunciada a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica e haverá a assinatura de Ordem de Serviço do Linhão entre Manaus (AM) – Boa Vista (RR).
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação