Roraima – Cassado nesta segunda-feira, 14, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) por distribuir cestas básicas em ano eleitoral, Antonio Denarium (PP) entra para a história como o quarto governador do Estado a ter o mandato cassado e recebe apoio de aliados.
Logo após a notícia ganhar espaço nacionalmente, aliados como vereadores, senadores, deputados estaduais e federais, além de membros do alto escalão do Governo foram às redes sociais manifestar apoio a Antonio Denarium.
Hiran Gonçalves, senador e presidente do diretório estadual do partido do governador, disse que recebeu com surpresa a cassação de Denarium, mas acredita que o governador comprovará que é inocente e continuará governando o Estado.
“O nosso governador provará, nos fóruns adequados, que ele é absolutamente isento e continuará governando o nosso estado, porque precisamos de um homem como ele, competente, trabalhador, e que resgatou o orgulho de dizermos ‘nós somos de Roraima'”, disse Gonçalves.
Já o senador Mecias de Jesus (Republicanos), que é presidente do partido do vice Edilson Damião que também teve o mandato cassado, usou a tribuna do Senado para prestar apoio e solidariedade. “Confiamos que a escolha democrática nas urnas feita por mais de 163 mil cidadãos roraimenses prevalecerá”, disse.
“Ele distribuiu com a chegada de milhares de venezuelanos no nosso estado. Vale registrar que o governo federal, nem o governo anterior e nem o governo atual, chegou a repassar qualquer real ou qualquer assistência para o governo do estado ou para as prefeituras da capital e do interior para cuidar dos venezuelanos, para cuidar da fome daquele momento de pandemia que vivíamos”, desabafou Mecias.
Em Boa Vista, o presidente da Câmara Municipal (CMBV), Genilson Costa (SD), que é investigado pela Polícia Federal por tráfico de drogas, disse que Denarium é o melhor governador da história de Roraima. “Estamos juntos”.
A vereadora Juliana Garcia, sobrinha do governador, escreveu que mora em Roraima há 20 anos e nunca viu uma gestão de excelência como a do tio. Contudo, a gestão de Antonio Denarium é alvo de diversas investigações por suspeita de irregularidades na Secretaria de Saúde e pedidos de impeachment barrados na Assembleia Legislativa por aliados.
“Governador Antonio Denarium, homem forte, dedicado em reconstruir nosso Estado incansavelmente, e mostra diariamente resultado do seu trabalho. Quero aqui, demonstrar meu apoio incondicional. Estamos juntos, e esta será apenas mais uma batalha a ser vencida”, disse a sobrinha.
Até o início da noite de ontem, o governador havia compartilhado cerca de 37 publicações de aliados com apoio após a sua cassação.
Cassação
Por quatro votos a favor e três contra, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou os mandatos do governador de Roraima, Antonio Denarium, e do vice-governador, Edilson Damião.
Foram favoráveis a cassação os juízes Felipe Bouzada, Joana Sarmento, Tânia Vasconcelos e Elaine Bianchi. Os votos contrários fora dos juízes Francisco Guimarães, Ataliba Albuquerque e Luiz Alberto.
Além da cassação, o TRE também aplicou uma multa de 100 mil Ufirs (Unidades Fiscais de Referência), que corresponde a R$ 100.001, para Denarium, e de 20 mil Ufirs, equivalente a R$ 21.282, para a secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social e cunhada do governador, Tânia Soares.
A justiça eleitoral também ordenou a realização de novas eleições. A decisão ainda cabe recurso e Denarium permanece no cargo enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa o caso.
Foto: Divulgação