fevereiro 21, 2026 13:09

Bosco Saraiva aposta na integração regional para valorizar ZFM

O superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, disse que mantém diálogo com outros estados da Região Norte para promover a integração regional da Autarquia. A informação foi dada durante entrevista a uma rádio local nesta terça-feira, 29. 

Saraiva informou que se reunirá com o governador do Acre, Gladson Cameli, no dia 12 de setembro. Ele é o terceiro nessa estratégia de integração regional da Suframa. O superintendente ainda informou que já se reuniu com os governadores do Acre e Roraima.

“Estamos indo com senadores também, ampliando nossa bancada e a defesa da nossa região como um todo. Nós somos a Amazônia. Estamos trabalhando o todo ao mesmo tempo. Ano que vem temos que estar fortes porque vamos discutir as leis que vão regulamentar o novo texto constitucional. Temos que dividir um pouco do que temos e não podemos nos fechar. Não estamos tirando nada do Amazonas, eles terão acesso ao que é deles e já está na regra”, informou. 

Bosco informou que é preciso informação para defender a Zona Franca de Manaus (ZFM), pois “ninguém defende o que não conhece”. Além disso, ele tem o intuito de mostrar que os incentivos são para todos e que isso aproxima.

A estratégia de mostrar a ZFM a nível regional foi pensada após uma experiência que Bosco Saraiva teve enquanto ainda era deputado federal. Quando o decreto de redução de IPI foi assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-deputado notou que nem mesmo os parlamentares dos estados vizinhos conheciam o potencial de um Polo Industrial regional e unificado. 

“Pouca gente defendeu porque as pessoas não conhecem a Zona Franca de Manaus. Por isso, nós iremos colocar ‘luzes’ e informar. Quando estava na bancada com liminar no Supremo Tribunal Federal, eu me ressenti muito do povo não dizer ‘não toca na ZFM’. E essa é uma coisa que quero ajudar a deixar na cabeça de cada um. A Zona Franca é sagrada, quase que uma religião para nós e ninguém pode tocar nela”, ressaltou o superintendente. 

O destaque para o fortalecimento da identidade terá como aliada a informação. Segundo Bosco, as pessoas irão saber quais frutos dos investimentos estão sendo gerados no Polo Industrial. Ele almeja a integração para que os produtos fabricados na ZFM tenham mais valor de mercado por serem fabricados na Amazônia.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Reprodução/Youtube  

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!