fevereiro 4, 2026 17:00

Brena Dianná convoca Bi Garcia para prestar esclarecimentos sobre enriquecimento da Amazon Best

A vereadora de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Brena Dianná (União), cobrou do prefeito Bi Garcia (União) esclarecimentos sobre supostas violações da empresa Amazon Best referente ao Festival de Parintins. A solicitação foi feita na sessão da Câmara da cidade na última segunda-feira, 28. 

A parlamentar levou para a tribuna trechos da representação n 71/2019 do Ministério Público de Contas (MPC) e do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) que apresentavam possíveis ilegalidades e enriquecimento ilícito da Amazon Best. 

O prefeito Bi Garcia utilizou de todo o seu discurso político e da grandiosidade do Festival de Parintins, para atrair os recursos milionários do Estado do Amazona e para justificar o gasto também milionário da Prefeitura, e, assim, com a festa já paga pelo erário, tratou de enriquecer a empresa de seu irmão, cunhada e sobrinha, vendendo em caráter de monopólio tudo que cercava o evento”, diz trecho destacado pela vereadora em discurso. 

 

O Portal O Poder teve acesso a representação assinada pela pela procuradora geral do Ministério Público, Fernanda Mendonça. Ela constata que, com o custo do Festival sendo do Estado e Município e o lucro pertencente à empresa, torna-se benéfico ser empresário em Parintins. O processo está em tramitação na Corte de Contas. 

“O convênio nº 18/2018 foi firmado legalmente porém executado ilegalmente pelo prefeito da cidade. Haja vista que não teve nenhum tipo de licitação, credenciamento, chamamento público ou outro procedimento que possibilitasse a outros fornecedores a concorrência. De acordo com o Ministério Público, um evento que deveria ser popular se tornou um festival em que poucos podem participar”, disse Brena Dianná. 

A vereadora também disse que ficou “mais claro” porque a Prefeitura de Parintins barrou o Projeto de Lei nº 55/2022 que permitia a entrada de bebidas não alcoólicas e de alimentos no Bumbódromo. “Iria prejudicar essa empresa da família dele”, comentou Brena. 

A vereadora terminou seu discurso chamando o prefeito Bi Garcia para prestar esclarecimentos sobre o caso ao plenário da Câmara de Parintins. A convocação aguarda deliberação dos parlamentares da cidade. 

Veja discurso:

 

Da Redação Portal O Poder 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!