fevereiro 22, 2026 18:57

Dívida tributária do Coren-AM aumenta em mais de 54% em apenas um ano

A dívida ativa tributária do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) aumentou em 54,67 no ano de 2022, em comparação ao ano anterior. O cálculo foi feito por um profissional da área e analisou ainda outros itens como gastos com pessoal, passagens, diárias, etc.

Em um relatório onde apresenta em detalhes os números analisados, o profissional destaca que este aumento da dívida ativa tributária caracteriza um “grande descontrole na governaça e na gestão da autarquia”.

Uma dívida tributária ocorre quando a pessoa física ou jurídica – como é o caso do Coren-AM – deixa de pagar tributos ao governo, como IPTU e IPVA, resultando no nome na lista de devedores à União.

Os 54,67% do aumento da dívida correspondem ao montante de R$ 8.076.606,52. Para o contador que analisou as despesas e receitas do Conselho, houve “imprudência” por parte da alta administração.

“Enquanto a governança é responsável por estabelecer a direção a ser tomada, com fundamento em evidências e levando em conta os interesses dos profissionais de enfermagem, a gestão é a função responsável por planejar a forma mais adequada de implementar as diretrizes estabelecidas, executar os planos e fazer o controle de indicadores e de riscos”, explicou o profissional.

 

 

Da Redação O Poder

Fotos: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!