novembro 24, 2024 05:57

Simão Peixoto retorna a Prefeitura de Borba após decisão do TRF-1

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu reconduzir imediatamente Simão Peixoto ao cargo de prefeito de Borba (a 149 quilômetros de Manaus). A sessão foi realizada nesta quarta-feira, 06, com quatro votos favoráveis dos desembargadores e três contra. As investigações continuam.

O prefeito de Borba estava afastado do cargo desde maio quando foi alvo da Operação Garrote do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por suspeita de desvio de R$ 29,2 milhões da prefeitura em licitações. O vice-prefeito Zé Pedro (PSD) assumiu o cargo temporariamente. 

Nas redes sociais, Simão Peixoto postou uma foto rezando e uma mensagem de fé. “Eu acredito que tudo tem seu tempo, como está escrito na Bíblia, e que Deus reserva o melhor para cada um de nós. Fé que tudo dará certo!”, escreveu. Fontes disseram ao Portal O Poder que o clima na cidade é de festa pelo retorno do prefeito. 

Em agosto, o Portal O Poder informou que Simão Peixoto viajou a Brasília (DF), onde foi realizada a votação, para trazer uma “boa notícia” relacionada à recondução ao cargo. A viagem deu certo, uma vez que “a boa notícia” foi concretizada. 

Entenda

O caso tramitou, primeiramente, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) onde foi decretada a prisão preventiva de Simão Peixoto e o afastamento do cargo por 90 dias. Em junho, o tribunal pleno do TJAM reconheceu, por unanimidade, a incompetência da Justiça Estadual e determinou o envio do processo para a Justiça Federal. 

Em julho, o juiz da 2ª Seção do TRF-1, Marllon Souza, determinou a soltura provisória do prefeito, mas manteve o afastamento. Além disso, ele aumentou o prazo de 90 para 180 dias. 

 

Da Redação 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!