O governador do Pará, Helder Barbalho, tem conseguido ampliar sua força dentro do MDB e já sonha em ser vice de Lula na disputa à Presidência em 2026. O voo é estimulado por deputados federais emedebistas de diferentes estados.
Na última quarta-feira, 21, durante reunião da executiva nacional do MDB, Helder defendeu que o partido abrace a bandeira da COP 30. A cúpula mundial do clima acontecerá em Belém (PA) em 2025. O encontro vai debater alternativas e estratégias de preservação da Amazônia.
Helder busca se consolidar como liderança nacional do MDB, uma vez que, hoje, o nome presidenciável mais conhecido da sigla é o de Simone Tebet. Atual ministra do Planejamento, ela ficou na terceira posição no pleito de 2022, atrás apenas de Lula e Bolsonaro.
Dentro dos cenários traçados por Helder, o mais tangível é que venha a ser vice de Lula ou do candidato que o PT colocar para concorrer. Como ele é aliado do petista (indicou o irmão, Jader, para o Ministério das Cidades), é improvável que tente costurar uma candidatura ao Planalto sem o aval de Lula.
Da Redação, com informações do Metrópoles
Foto: Reprodução