Para amenizar os efeitos negativos na economia dos produtores prejudicados pela severa estiagem deste ano, o deputado Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou indicativo ao governador Wilson Lima (União Brasi), a remissão e a anistia das dívidas na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
De acordo cm dados da Defesa Civil do Amazonas, dos 62 municípios, 59 estão prejudicados por causa da seca dos rios e mais 80 mil pessoas afetadas por conta da estiagem. Ainda segundo o órgão, a previsão é que devido a influência do fenômeno El Niño, que inibe a formação do nível de nuvens de chuva, a estiagem desse ano seja prolongada e mais intensa em relação há anos interiores.
Atualmente, pelo menos 15 municípios estão em situação de emergência entre eles: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tefé, Coari e Jutaí.
De acordo com Thiago Abrahim, alguns produtores precisam caminhar mais de oito quilômetros para fazer a retirada da produção e outros estão perdendo os cultivos por falta de água. Perdas que, segundo o parlamentar, impactam não somente na vida da população, mas na economia dos municípios.
O deputado lembrou ainda que a anistia de dívidas de produtores rurais ja ocorreu em 2021 quando o Amazonas enfrentou uma das maiores cheias da história. Ele afirmou ainda que vai apresentar o indicativo a Aleam para realização de uma campanha de doações para as familias afetadas pela seca no Amazonas.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução