Roraima – Por meio de um Ofício Circular, o qual O Poder teve acesso nesta sexta-feira, 29, a Secretaria de Saúde de Roraima (SESAU) informa a suspensão da realização das cirurgias eletivas no terceiro turno do Hospital Geral de Roraima (HGR). O documento é do último dia 27.
O ato da secretaria vai de encontro a ampla publicidade do Governo do Estado sobre a retomada das cirurgias no Estado, que até o início do ano contava com mais de 9 mil pessoas na fila de espera. Diariamente, populares denunciam na imprensa e nas redes sociais os longos dias de espera por uma cirurgia e até o cancelamento de procedimentos.
Com o ato, o sistema público ficará ainda mais congestionado e pacientes que aguardam há meses por cirurgias podem ter sequelas mais graves e poderão até ter que recorrer à Justiça para terem o direito ao procedimento garantido.
No documento, ao expor alguns motivos, a própria secretaria assume que o efetivo de profissionais não é suficiente para atender a demanda roraimense. Enquanto isso, o Governo não realiza concursos.
“Considerando necessidade de redimensionamento de equipe de enfermagem; a necessidade de organização dos serviços médicos, otimização de cargas horárias e produtividade médica das diversas especialidades; a carência de anestesistas para cumprir todos os turnos cirúrgicos existentes atualmente”, inicia o documento.
“Que as equipes alocadas para assistência no 3° turno (noturno) do Centro Cirúrgico II, anexo do HGR, sejam remanejados para os demais setores do hospital com déficit de servidores – Enfermagem, farmácia, maqueiros, equipe de limpeza, etc”, diz outro trecho do Ofício.
A reportagem tenta contato com a secretária de Saúde de Roraima, Cecília Lorenzon.
Foto: Divulgação