fevereiro 22, 2026 07:43

RR: Após intensa publicidade em torno de cirurgias, Governo suspende cirurgias eletivas noturnas no HGR

Roraima – Por meio de um Ofício Circular, o qual O Poder teve acesso nesta sexta-feira, 29, a Secretaria de Saúde de Roraima (SESAU) informa a suspensão da realização das cirurgias eletivas no terceiro turno do Hospital Geral de Roraima (HGR). O documento é do último dia 27.

O ato da secretaria vai de encontro a ampla publicidade do Governo do Estado sobre a retomada das cirurgias no Estado, que até o início do ano contava com mais de 9 mil pessoas na fila de espera. Diariamente, populares denunciam na imprensa e nas redes sociais os longos dias de espera por uma cirurgia e até o cancelamento de procedimentos.

Com o ato, o sistema público ficará ainda mais congestionado e pacientes que aguardam há meses por cirurgias podem ter sequelas mais graves e poderão até ter que recorrer à Justiça para terem o direito ao procedimento garantido.

No documento, ao expor alguns motivos, a própria secretaria assume que o efetivo de profissionais não é suficiente para atender a demanda roraimense. Enquanto isso, o Governo não realiza concursos.

“Considerando necessidade de redimensionamento de equipe de enfermagem; a necessidade de organização dos serviços médicos, otimização de cargas horárias e produtividade médica das diversas especialidades; a carência de anestesistas para cumprir todos os turnos cirúrgicos existentes atualmente”, inicia o documento.

“Que as equipes alocadas para assistência no 3° turno (noturno) do Centro Cirúrgico II, anexo do HGR, sejam remanejados para os demais setores do hospital com déficit de servidores – Enfermagem, farmácia, maqueiros, equipe de limpeza, etc”, diz outro trecho do Ofício.

A reportagem tenta contato com a secretária de Saúde de Roraima, Cecília Lorenzon.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!