fevereiro 22, 2026 01:49

RR: MP recomenda ao Governo exoneração de comissionados para “imediata redução” das despesas

Roraima – O Ministério Público de Roraima (MPRR) emitiu uma Recomendação ao governador cassado, Antonio Denarium (PP), para que exonere servidores comissionados e que se abstenha de realizar novas contratações.

Na publicação, o MP leva em consideração que o Governo ultrapassou o limite de gastos com o pagamento de pessoal.

“Considerando a informação constante nos autos do Procedimento Preparatório n.º 053/2023 no sentido de que a Despesa Total com Pessoal referente ao Primeiro Quadrimestre de 2023 alcançou o patamar de 47,39% (quarenta e sete vírgula trinta e nove por cento), ou seja, já havia excedido o limite prudencial de 46,55% (quarenta e seis vírgula cinquenta e cinco por cento)”.

O documento destaca, ainda, que no mesmo procedimento investigatório, há comprovação de que o último Relatório de Gestão Fiscal, referente ao 2º Quadrimestre de 2023, demonstra que a Despesa Total com Pessoal alcançou o quantum de 51,61% (cinquenta e um vírgula sessenta e um por cento), ou seja, superou o limite máximo definido no artigo 20, II, “c” pela Lei de Responsabilidade (49%).

O MP alega que o “aumento da Despesa com Pessoal para além do definido na legislação de regência, quando já se encontra acima do limite prudencial, demonstra claro desequilíbrio entre as receitas e despesas estatais e ausência de responsabilidade fiscal do Chefe do Executivo, o que, a curto, médio e longo prazo, provoca reflexos negativos diretos na manutenção de serviços públicos”.

Diante do exposto, o MP recomendou que o Governo promova as medidas administrativas necessárias para a imediata redução (já nesse quadrimestre) das despesas com pessoal, promovendo a exoneração de servidores públicos ocupantes de cargos em comissão, funções de confiança e temporários, e que se abstenha de realizar novas contratações a
qualquer título até a eliminação do excedente da despesa com pessoal.

O Governo deve informar, no prazo de 10 dias, ao Ministério Público as medidas adotadas para o cumprimento da  recomendação.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!