novembro 22, 2024 14:19

Wilson Lima retoma programas da pandemia para reduzir impactos da estiagem

Em busca de mitigar os impactos causados pela estiagem no ano letivo dos estudantes de comunidades rurais do estado, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, está retomando o projeto “Aula em Casa – Temporada estiagem 2023”. A decisão tem base na Resolução Nº 121, do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM), de outubro deste ano.

Outro programa que voltou a ser executado neste período de seca no Amazonas é o “Merenda em Casa”. Ambos foram criados na gestão Wilson Lima, durante a pandemia da Covid-19, e tiveram resultados satisfatórios na redução de impactos na Educação.

A nova temporada do “Aula Em Casa” terá como material pedagógico norteador os “Guias de Estudos” e “Guias de Orientações”, produzidos pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap), da Secretaria de Educação. Estudantes e professores receberão, as apostilas impressas, que contarão com conteúdos específicos do 3º e 4º bimestre.

Depois de entregue o material pedagógico, é feito um acompanhamento por parte dos professores com avaliação periódica das atividades atribuídas aos alunos.

Os materiais terão como foco os docentes e discentes dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Mediado.

Merenda Em Casa

A Secretaria de Educação tem disponibilizado, por meio do Programa de Apoio a Gestão Escolar (Pague), recursos aos Conselhos Escolares para aquisição dos alimentos do programa “Merenda em Casa”, para entrega aos alunos em vulnerabilidade alimentar. Um montante de R$ 4,7 milhões poderá ser utilizado para aquisição do “Merenda em Casa”, caso ultrapassem os 47 mil estudantes afetados, número possível em razão do isolamento causado pela vazante dos rios.

Até a manhã de quarta-feira passada (11/10), 5.541 alunos da rede estadual já estavam impactados pela estiagem. O cronograma de entregas dos kits alimentares do “Merenda Em Casa” começou a ser cumprido no último dia 2 de outubro, e, até o momento, já foram entregues 1.596 kits.

Foram enviados kits aos municípios de Alvarães, Amaturá, Autazes, Benjamin Constant, Beruri, Boca do Acre, Caapiranga, Careiro da Várzea, Codajás, Envira, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Maraã, Maués, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tefé, Tonantins, Uarini e Urucará, além da zona rural de Manaus.

 

Da Redação O Poder, com informações da Seduc

Foto: Divulgação/Secom

Últimas Notícias

Venda de Sentenças: CNJ protagoniza desarticulação de esquemas no Judiciário 

O Supremo Tribunal Federal (STF) no desenrolar dos casos de venda de sentenças passou a conduzir a investigação envolvendo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!