O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) doou duas toneladas de alimentos para os palestinos vítimas da ofensiva israelense na Faixa de Gaza. O Itamaraty confirmou a doação como uma nova contribuição “para os esforços internacionais de assistência humanitária” aos afetados pelo conflito. O carregamento conta com arroz, derivados de milho e leite em pó.
O transporte das doações ficará a cargo da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) parte do Brasil, na tarde desta segunda-feira (30), com destino ao Egito, levando o carregamento. O avião vai substituir outro do mesmo modelo que está no Egito há quase semanas, onde aguarda a liberação para trazer cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Assim, o principal grupo que receberá as doações é composto por 34 pessoas, no qual 24 são brasileiros. O restante será destinado aos palestinos que são parentes de brasileiros e estão no enclave atacado por Israel, principalmente as crianças.
Após a primeira remessa de alimentos, o MST pretende enviar 100 toneladas de alimentos para a Palestina. Do mesmo modo, a ação vai contar com apoio do Ministério das Relações Exteriores para viabilizar os novos esforços de assistência humanitária.
Henrique Souza, com informações de Rede Brasil
Imagem: divulgação