abril 9, 2025 05:53

Manaus será sede do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Com a participação dos gestores dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, Manaus vai sediar na próxima quinta-feira, 8, até o dia 10, o 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O Fórum é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que detém personalidade jurídica desde 2019.

A programação do evento será iniciada com a reunião do Fórum de Institutos de Terra da Amazônia Legal, seguida pela reunião de governadores.

O evento trata da iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, visando criar e promover o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), avalia que o 26º Fórum de Govenadores da Amazônia Legal é importante para a região. “A gente tem uma janela muito importante porque o mundo hoje fala sobre a Amazônia, o mundo hoje fala sobre meio ambiente, a vinda da COP para o Brasil, em Belém, é um sinal muito importante do mundo e não tem como a população da Amazônia não ser protagonista nesse processo. O Consórcio da Amazônia é um instrumento legal para que efetivamente isso aconteça. A gente não pode de forma nenhuma abrir mão desse protagonismo, de colocar a realidade, a complexidade que a gente vive na Amazônia”, avaliou

O Consórcio tem a missão de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de maneira integrada e cooperativa, levando em consideração as oportunidades e desafios regionais. Um dos principais temas a ser discutido pelos governadores será a importância de considerar a subsistência das populações que habitam a região amazônica ao debater questões de preservação. Isso envolve a criação de empregos, acesso à água potável e conectividade à internet.

Ainda deve ser abordado é o anúncio feito pelo presidente do BNDES, Aluízio Mercadante, sobre a previsão de destinar R$ 100 bilhões para financiar ações na região que estejam alinhadas com a sustentabilidade e projetos ambientais.

A programação do evento será iniciada com a reunião do Fórum de Institutos de Terra da Amazônia Legal, seguida pela reunião de governadores.

 

 

Da Redação, com informações jornal A Tribuna

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Thomé Neto busca na Seinfra soluções para estrada Autazes-Manaus

O prefeito de Autazes (a 110 quilômetros de Manaus), Thomé Neto, esteve em reunião com o titular da Secretaria...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!