fevereiro 21, 2026 18:44

TRE-AM rejeita defesa de Sinésio por irregularidade em fretamento de aeronave

Por unanimidade, os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) rejeitaram os embargos de declaração interpostos pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT) no processo que julga as contas eleitorais referentes às eleições de 2022.Em dezembro, a Justiça Eleitoral amazonense condenou o parlamentar a devolver R$ 229 mil aos cofres públicos, além de considerar as contas irregulares.

A intimação assinada pelo juiz relator Victor Andre Liuzzi Gomes, relacionada a Prestação de Contas Eleitorais (12193) nº 0602071-37.2022.6.04.0000, foi publicada na edição do diário eletrônico desta terça-feira, 7, já disponível para consulta.

Na publicação, o TRE-AM informa que os documentos juntados com os embargos de declaração não foram analisados por estarem preclusos, ou seja, Sinésio Campos perdeu o direito de manifestação no processo. Em fase anterior, a Justiça Eleitoral amazonense já tinha considerado o deputado omisso no processo.

Fretamento de aeronave

Uma das irregularidades das contas apontadas pela Corte Eleitoral foi a ausência de descrição dos passageiros em viagens com uma aeronave fretada na CTA – Cleiton Táxi Aéreo LTDA e sua vinculação com a campanha de Sinésio Campos. Os membros concluíram que não há necessidade da lista de passageiros uma vez que a aeronave foi fretada para a campanha eleitoral do parlamentar. Se a irregularidade fosse na compra de passagens, a apresentação da lista seria necessária, como prevê o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , mas não é este o caso.

Com a decisão, a Justiça Eleitoral mantém a devolução de R$ 229,3 mil ao Tesouro Nacional, relativos às despesas com o fretamento de aeronaves que não foram devidamente comprovadas.

Veja:

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!