Ao participar da ‘sabatina’ no programa Roda Vida, da TV Cultura, o governador Helder Barbalho (MDB) fugiu pela tangente, alegando desconhecer os dados monitorados via satélite e que indicam dados sobre as queimadas no Pará e que têm causado prejuízos à Amazônia em geral, incluindo Manaus que, nas últimas semanas ficou encoberta por fumaça.
A jornalista Manu Delgado, da Plataforma Samaúma, citou um post nas redes sociais da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em que ela afirma que a fumaça na capital amazonense vem, principalmente, de incêndios no território paraense, que ocorrem em unidades privadas, em assentamentos e unidades de conservação.
No entanto, sem dar credibilidade aos dados monitorados via satélite, Helder Barbalho minimizou a situação, indicando que a região amazônia teve redução de 2,6 mil km² no desmatamento entre 2022 e 2023.
Ele alegou ainda que a soma do Pará e do Amazonas nessa redução foi de 1,5 mil km², dando as estados a principal contribuição pela redução do número de queimadas apresentado pelo governo federal.
Assista ao trecho da entrevista:
Da Redação O Poder
Foto: Reprodução/ TV Cultura