julho 4, 2024 12:58

Helder nega, mas população do PA mostra drama com as queimadas

spot_img

Há cerca de um mês a população da região metropolitana de Belém está sendo sufocada pela fumaça e pela péssima qualidade do ar. O horizonte está turvo devido à poluição atmosférica.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), tem desconsiderado os dados indicados pelo monitoramento de satélites do Inpe e minimiza a situação. No entanto, no início deste mês o Ministério Público Federal (MPF) cobrou respostas da Administração Pública acerca das queimadas que estão acontecendo no estado.

Para quem transita para Belterra, basta olhar na direção mais distante (e, em alguns casos, é bem distante mesmo) do fim de plantações ou de pastos para perceber a mesma visão turva. Nos “retões” da BR-163, onde se vê a floresta ao longe, a visão é igual. O cheiro de fumaça também. Isso tudo é mais um resultado da ação humana irresponsável que, ao remover desenfreadamente a floresta nativa, alterou o ciclo das chuvas na região.

Segundo moradores da região, nenhuma autoridade faz nada. A população denuncia ainda que órgãos de fiscalização não atendem às denúncias.

Uma internauta de Santarém, por exemplo, publicou um vídeo onde, numa manhã na região do Lago Grande, mostra a situação da seca em meio ao fumaceiro. Ela mostra centenas de peixes mortos, o nível baixo das águas dos rios e, também, a falta de visibilidade para a navegação por conta das fumaças das queimadas. Veja:

 

Da Redação O Poder 

Foto: Reprodução 

Últimas Notícias

Thomé Neto lidera com folga em Autazes

Dados divulgados pelo Instituto Pontual Pesquisas apontam que o pré-candidato a prefeito de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus),...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!