A Argentina é um dos países parceiros da Zona Franca de Manaus (ZFM). Em 2022, o país foi o quarto destino das exportações oriundas do Amazonas, perdendo apenas para Colômbia, China e Venezuela. Foram exportados US$ 6,74 milhões em produtos, sendo o maior volume de motocicletas.
Dada a importância do país, o Portal O Poder conversou com o superintendente da ZFM, Bosco Saraiva, sobre a eleição de Javier Milei para comandar a Argentina. Ele tem acompanhado a movimentação política do país vizinho. Ultraliberal, o deputado já apontou que quer o dólar como moeda argentina, cortar os gastos e abolir o Banco Central.
“Milei quer o progresso da Argentina. Romper os acordos com o Brasil não me parece o caminho mais curto para recuperar a economia do nosso vizinho.Torço para que a Argentina se recupere, pois será bom para os negócios brasileiros com eles”, avaliou Bosco Saraiva.
Perguntado sobre a continuidade da parceria com a Zona Franca de Manaus, Bosco acredita que ela continuará. “O interesse comercial de ambos supera as questões políticas, portanto o que é bom para Argentina e Brasil deverá seguir em frente”, frisou.
Javier Milei foi eleito nesse domingo, 19, no segundo turno contra Sergio Massa.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

