Fervoroso crítico da esquerda e do PT, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, esteve no aniversário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. O magistrado foi indicado pelo atual presidente Lula e assumiu a cadeira em 2009. Antes, foi advogado da sigla nas eleições presidenciais de 1998, 2002 e 2006 e atuou como assessor de parlamentares petistas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele também foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chegando a assumir a presidência da Corte.
Dia após dia, Arthur Neto faz críticas ferrenhas à gestão de Lula nas redes sociais e indica uma afeição com a pauta bolsonarista da extrema-direita. Porém, a opinião de Arthur não começou agora. Mesmo quando era parlamentar, o ex-prefeito mantinha a linha de repreensões ao governo Lula, incluindo chamá-lo para “a porrada” no plenário.
O passado petista de Dias Toffoli não parece incomodar Arthur Neto e, por sua vez, as críticas direcionadas à esquerda do ex-prefeito não parecem perturbar o ministro do STF. A contraditória amizade deles dura anos e parece não se abalar. Os dois fazem aniversário no mesmo dia, 15 de novembro, e Arthur foi um dos convidados da festa do ministro.
Mas, a amizade controversa entre o ex-tucano e o ex-petista não fica só em ambientes festivos. Arthur Neto estava presente quando Dias Toffoli recebeu o título de cidadão do Amazonas na Assembleia Legislativa (Aleam) em 2022, e quando o ministro assumiu a presidência do STF, em 2018. À época, Arthur Neto era prefeito de Manaus e ele aproveitou a oportunidade para destacar o “espírito conciliador” de seu amigo.
O deslumbre de Elisabeth Valeiko
A ex-primeira dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, fez um post em suas redes sociais exaltando Arthur Neto como se ele fosse a estrela principal da festa de Dias Toffoli. Ela ficou deslumbrada com o tratamento que o marido recebeu em Brasília (DF), de ser bem quisto entre figuras da política brasileira.
“Incrível o que vivenciei, pessoas que não viam o Neto faz alguns anos, demonstrando muita admiração, gratidão e carinho por ele. É um nome nacional mesmo!! Hoje presenciei o tamanho do carinho e admiração que o Neto desperta nas pessoas, sobretudo aquelas que lhe são gratas”, disse.
Elisabeth ainda fez um crítica a quem não é tão agradecido ao Arthur Neto. Segundo a ex-primeira dama, quem tem caráter, continua sendo agradecido à pessoa de Arthur Neto e esse sentimento não desaparece pelo momentos do “hoje”.
Ela também endossou a amizade do ex-prefeito com o ministro do STF. “Toffoli e Neto são amigos de verdade, por coincidência fazem aniversário no mesmo dia, 15 de novembro!”, escreveu. Valeiko terminou a postagem desejando saúde ao ministro.
Da Redação O Poder
Foto: Reprodução

