fevereiro 20, 2026 21:23

Amazonas Energia pode dar calote de R$ 10 bi na Eletrobras e até suspender serviço no Norte

Como noticiou o Portal O Poder na última quarta-feira, 22, a possível extinção do contrato que concede à Amazonas Energia a gestão do fornecimento de energia elétrica no Norte do País e os resultados negativos que podem recair sobre seus consumidores, ontem, 26, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, confirmou que a concessionária tem futuro incerto.

A diretoria da Aneel destacou a complexidade da situação, visto que, além da Amazonas Energia vir a ter a caducidade do contrato, não foi aceito um acordo que a concessionária ‘costurava’ para passar a concessão para a empresa Green Energy, que para a agência reguladora não atestou competências técnicas e financeiras.

Ao jornal Valor Econômico, Sandoval destacou que a Green Energy fez uma proposta mínima e que, após análise, não se mostrou adequada.

“Recomendamos a caducidade porque não tínhamos mais o que fazer uma vez que há risco na prestação do serviço”, confirmou o diretor.

O que está acontecendo com a Amazonas Energia mostra o desequilíbrio financeiro da empresa que foi privatizada em 2018. Foi quando se estabeleceu, junto à Aneel um plano de resultados visando alcançar algumas metas específicas, que não foram atingidas.

A Eletrobras, inclusive, já prevê calote. A Amazonas Energia tem uma dívida de R$ 9,6 bilhões com a empresa.

Da Redação O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!