fevereiro 21, 2026 08:13

VÍDEO: declaração de Marina Silva sobre BR-319 choca amazonenses

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa, nesta terça-feira, 29, da reunião sobre a CPI das ONGs, no Senado Federal. Na ocasião, ela também comentou sobre os imbróglios acerca da BR-319 e chocou amazonenses, e nortistas de modo geral, com a sua declaração sobre a viabilidade da estrada.

A ministra destacou que a estrada não é concluída há anos justamente por se tratar de uma obra difícil e elencou três critérios de viabilidade: social, econômica e ambiental.

Marina disse “entender” a questão social, pontuando o direito de ir e vir das pessoas. No entanto, ela ‘brecou’ os demais critérios porque, segundo ela, não há projeto produtivo para a BR-319.

“Não se faz uma estrada de 400 quilômetros no meio da floresta virgem apenas para passear de carro”, disse a ministra, destacando ainda que,  só em anunciar obras na BR-319, o desmatamento nas proximidades aumentou 110%.

Marina foi confrontada pelo presidente da CPI, senador Plínio Valério (PSDB). Ele disse que o Amazonas preserva 97% da sua floresta e, ainda, que para a construção da estrada não seria preciso derrubar nenhuma árvore.

“A estrada está pronta. Tanto que agora, no verão, passam 100 ônibus por dia. Falta o asfalto para o trânsito no inverno. Quem é o responsável por não deixar desmatar no entorno? Isso é o Estado mostrando sua incompetência e inoperância”, acusou o senador.

 

Da Redação O Poder

Foto: Reprodução/TV Senado

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!