Roraima – O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), Genilson Costa (SD), e mais sete pessoas foram denunciadas por tráfico de drogas e associação para o tráfico pelo Ministério Público de Roraima (MPRR).
Os denunciados foram alvos da Operação Tânatos, deflagrada pela Polícia Federal, em abril de 2022, para desarticular organização criminosa que atuava no tráfico de entorpecentes em Roraima.
A denúncia foi ajuizada na última sexta-feira, 15 de dezembro, pela Promotoria de Justiça Especializada em Crimes de Tráfico Ilícito de Drogas e Crimes Decorrentes de Organização Criminosa
As investigações iniciaram em dezembro de 2020 quando um dos denunciados foi preso com mais de 50 kg de skunk, na entrada de Boa Vista.
A carga foi avaliada em cerca de R$ 5 milhões de reais. Após análise de dados de aparelhos celulares foi verificado que para realizar a logística de compra, transporte, venda e recebimento de altos valores, o suspeito preso em flagrante estava associado a mais sete homens, entre eles, o presidente da Câmara de Boa Vista, para execução da empreitada criminosa.
Em uma das conversas verificadas no celular, um dos denunciados afirmou que R$ 1,5 milhão do montante proveniente do carregamento de droga seria destinado ao vereador “para ajudar na briga pela mesa”, menção à disputa pela mesa diretora da Câmara Municipal à época.
Segundo a denúncia, mesmo após a prisão do homem que transportou o carregamento de droga, o grupo criminoso continuou a atuar na venda de entorpecentes em Roraima, inclusive, com negociações realizadas dentro do gabinete do vereador na Câmara Municipal de Boa Vista.
Após a Justiça acatar a denúncia do MPRR, os oito denunciados terão dez dias para apresentar a defesa.
Foto: Divulgação