fevereiro 22, 2024 09:27

Todos os municípios do Amazonas continuam em situação de emergência devido estiagem

De acordo com o Boletim Estiagem, divulgado pelo Governo do Amazonas, por meio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, nessa segunda-feira, 1º, todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. 

Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 599 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias. O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil (S2iD). Esses números são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com os ajustes realizados pelas autoridades municipais, visando a precisão dos dados.

Ainda conforme o boletim,  2.992 incêndios foram combatidos no estado. Ao longo de 2023, foram 19.603 focos combatidos. Desses, 2.862 foram na Região Metropolitana de Manaus, uma porcentagem de 14, 59%. A maior parte concentra-se na Região Sul do Amazonas com 10.510 focos, correspondente a 53,61%.    

O Comitê foi instituído pelo governador Wilson Lima, no dia 29 de setembro. O governador também anunciou medidas para reforçar as ações do Governo, que já estão em andamento, por meio da operação Estiagem 2023.

Gastos

Há pouco tempo, os prefeitos do interior foram buscar recursos, inclusive federais, para combater a estiagem. Mas o Réveillon foi de luxo para vários municípios

A exemplo, o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, e o prefeito de Carauari, Bruno Ramalho, promoveram grandes festas na virada do ano, contrariando o fato de que ao longo de 2023, enfrentaram dificuldades para manter os recursos das Prefeituras para combater a estiagem e pagar os servidores.  

BOLETIM ESTIAGEM 01.01

 

Da Redação com informações da assessoria de imprensa  

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Ex-superintendente da Suframa será assessor de Pauderney

O ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Marcelo Souza Pereira, pertencente ao quadro de pessoal da...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!