fevereiro 21, 2026 23:29

Prefeito e primeira-dama de São Luiz são denunciados pelo MP por corrupção eleitoral e associação criminosa

Roraima – O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou nesta quinta-feira, 25, o prefeito de São Luiz, James Moreira Batista, a esposa dele, Paula Florintino, o servidor municipal, Evanio Ribeiro Cavalcanti, e o policial militar, Flamínio da Silva Bento, pelos crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa.

De acordo com a Denúncia do Ministério Público, oferecida pela Promotora de Justiça Lara Von Held Fagundes, os crimes foram praticados entre os dias 12/11/2020 e 15/11/2020, às vésperas da eleição para prefeito e vice-prefeito do município.

“De forma livre, conscientemente e voluntária, deram, ofereceram, prometeram para terceiros dinheiro e outras vantagens, tudo para obtenção de voto em favor do candidato a prefeito, James Moreira Batista e de seu vice”, narra trecho da Denúncia.

Segundo o inquérito policial, policiais rodoviários federais fizeram abordagem em um carro conduzido por Evanio, na companhia de Flamínio. Foram encontrados dinheiro, “santinhos”, recibos de entrega de cesta básica e anotações com nomes de pessoas e valores ao lado, além de outras provas. Também foram extraídas de telefones celulares conversas comprometedoras entre os denunciados.

Também houve busca e apreensão na casa do prefeito, James Batista, onde foram localizados e apreendidos, dentre outras coisas, aproximadamente R$40.495,00 em espécie, onde a maior parte foi encontrada dentro de um envelope, no qual constava nomes de eleitores de São Luiz (com valores correspondentes ao lado); uma lista contendo nomes de eleitores e telefones para contato, encontrada com o envelope apreendido; uma lista contendo nomes de vários eleitores e suas respectivas seções de votos; duas listas, sendo uma intitulada “1º Avião 50 passageiros” com 48 pessoas, e outra intitulada “Passagem de Avião” com 37 pessoas.

Os policiais ainda apreenderam grande quantidade de alimentos que estavam armazenados na garagem da casa para serem distribuídos e a quantia de R$73.895,00 com listas que continham nomes de eleitores e suas respectivas seções eleitorais.

O Juiz eleitoral tem 10 dias para se manifestar sobre a Denúncia.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!