fevereiro 22, 2026 01:04

TSE nega recurso e mantém cassação de prefeito e vice de Alto Alegre

Roraima – Nesta quinta-feira, 8, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou um recurso apresentado pelo prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD), e pela vice, Simone Elisabete Friedrich, e manteve a cassação de ambos por compra de votos no pleito de 2022.

Pedro Henrique e Elisabete foram acusados de distribuir cestas básicas em troca de votos e os foram cassados decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Eles recorreram ao TSE.

Em decisão desta quinta, foram favoráveis pela cassação os ministros Alexandre de Moraes (presidente), Cármen Lúcia, Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares.

Fraudes

No ano passado, a Justiça Federal afastou Pedro Henrique Machado após investigações de uma organização criminosa por fraudes em licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.

Machado chegou a ser preso, mas ganhou liberdade e em dezembro do ano passado voltou ao comando da Prefeitura de Alto Alegre.

Leviatã

A Polícia Federal deflagrou a Operação Leviatã, no dia 29 de agosto de 2023, para investigar o envolvimento do político em um esquema de fraudes em licitações, pagamento de propinas e lavagem de dinheiro.

No dia 31 de agosto, o prefeito se apresentou voluntariamente à Polícia Federal em Boa Vista, onde foi cumprido o mandado de prisão expedido pela Justiça Federal. Ele era considerado foragido desde o dia 29 de agosto, quando houve busca e apreensão na residência dele em Alto Alegre e em outro imóvel em Boa Vista.

As investigações tiveram início com a análise de materiais apreendidos durante uma operação anterior da Polícia Federal. Nesses materiais, foram encontrados diálogos entre um empresário e um político discutindo a contratação de uma empresa para realizar serviços de engenharia para a prefeitura de Alto Alegre.

No dia 15 de setembro, Pedro Henrique Machado deixou a  Penitenciária Agrícola de Monte Cristo devido à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!