fevereiro 22, 2026 07:24

Engenharia política é essencial no processo eleitoral

O bom resultado nas eleições depende de muitos fatores e de uma boa articulação política. Esta, preferencialmente, é feita pelos “engenheiros políticos”, que não costumam aparecer nos holofotes, mas movimentam-se bastante nos bastidores e são essenciais no processo eleitoral.

A engenharia política é um processo que consiste em uma análise embasada de dados numéricos, situações e alianças. Para que o candidato faça as melhores alianças, movimentações e escolhas, o engenheiro político não leva o emocional em consideração, mas utiliza a razão para movimentar o tabuleiro político a favor do seu candidato. 

A partir da análise, o engenheiro político pode maximizar boas características do candidato e minimizar riscos, além de converter situações e posicionamentos a favor de seu candidato. Isso gera economia de tempo e dinheiro e, consequentemente, evita desperdícios. 

No Amazonas, grandes figuras políticas, como Amazonino Mendes e Gilberto Mestrinho, conseguiram vitória nas urnas por estarem cercados de bons engenheiros políticos. Um exemplo foi em 2012, quando Mendes não disputou a eleição e eles convenceram Arthur Virgílio Neto, que estava vivendo um exílio político em Portugal, a volta para Manaus e disputar as eleições. Nem o ex-senador estava confiante de sua vitória, mas as movimentações políticas dos engenheiros foram essenciais para ele virar prefeito. 

No cenário atual, com as movimentações pré-eleição acontecendo, quem tiver a melhor equipe, obterá êxito nas eleições. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!