abril 18, 2024 23:37

Pesquisa não registrada vazada por “Durango” pode ter objetivo de confundir empresários e bastidores da política

spot_img

Ontem,  dia 29/03, surgiu no aplicativo do WhatsApp uma suposta publicação de uma pesquisa não registrada com números para a corrida eleitoral a prefeito de Manaus.

Horas depois chegaram, para a redação do Portal, vários prints de mensagens enviadas pelo próprio empresário Durango Duarte divulgando as pesquisas fakes.

 

 

Histórico de contradições 

Nas eleições de 2022, em podcast do Portal A Crítica, o empresário proferiu essas palavras já afirmando que as eleições estavam empatadas na capital. A contradição de Durango foi nessa eleição de 2022, onde ele proferiu essas palavras apresentadas no vídeo do podcast, pois ele sabia que os números da pesquisa não eram verdadeiros. Entretanto, seu verdadeiro intuito era confundir tanto a força empresarial, quanto a população para ver se influenciava no resultado da eleição.

O intuito do empresário sempre foi de tumultuar os processos eleitorais porque durante muito tempo reinou absoluto no mercado amazonense. Apesar disso, os números que surgiram nas urnas passaram bem distante da realidade projetada por Durango, onde o candidato a reeleição, Wilson Lima, teve quase 60 % dos votos e Eduardo Braga teve próximo dos 40 % da preferência do eleitor manauara, uma diferença quase de vinte pontos percentuais.

 

Muita eleitoral 

A Lei das Eleições e a Resolução n° 23.600/ 2019 do Tribunal Superior Eleitoria (TSE) determina que, em ano eleitoral, todas as pesquisas feitas a partir de 1° de janeiro devem ser registradas no Sistema de  Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até cinco dias antes da divulgação. Caso a pesquisa seja divulgada sem o prévio registro pode resultar em multa que varia de R$ 53.205 a R$ 106.410.

 

Isabelle Garantizado para Portal O Poder. 

Vídeo: Portal A Crítica. 

Imagem: divulgação. 

Últimas Notícias

Wilson Lima e Omar Aziz prestigiam abertura de conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

A abertura da etapa Norte da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pelo ministério da área,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!