novembro 21, 2024 18:39

Pioneirismo: UEA ofertará doutorado em Direito Ambiental da Amazônia Ocidental

Em uma conquista histórica e que reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento do ensino na região, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ofertará o curso de doutorado em Direito Ambiental da Amazônia Ocidental. A iniciativa marca um importante avanço na área da pós-graduação e cria oportunidades de capacitação para a sociedade amazonense.

Ao destacar o pioneirismo da instituição, o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, afirma que a aprovação do curso é um reconhecimento do trabalho realizado pela gestão superior da universidade. “Recebemos esse curso com muito orgulho e satisfação. Este é um marco extremamente importante para a UEA e reforça nosso compromisso em oferecer, continuamente, melhores oportunidades e recursos para nossos estudantes,” disse o reitor.

O novo doutorado será oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA) da UEA, sob a coordenação do Prof. Dr. Erivaldo Filho. O edital para a seleção dos alunos deve ser lançado ainda este ano, com a previsão de 15 vagas.

O ouvidor-geral da UEA, Prof. Dr. Eid Badr, destacou a importância histórica da aprovação do doutorado. “A aprovação unânime pelo Conselho Nacional de Educação e pelo MEC é motivo de orgulho para a UEA. Este é o primeiro curso de doutorado em Direito da Amazônia Ocidental. Agradecemos o apoio do reitor, professor André Zogahib, e do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Roberto Mubarac. Em breve, lançaremos o edital para as 15 vagas deste novo curso,” afirmou.

Programa consolidado

O Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA) existe há 20 anos e oferta o mestrado em Direito Ambiental desde 2004. A expansão para incluir um doutorado foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A portaria autorizando o curso foi publicada no dia 19 de junho de 2024 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pelo Ministério da Educação (MEC).

A chefe de gabinete e membro da Ouvidoria da UEA, Prof.ª Dra. Patrícia Attademo, destacou os avanços da UEA no âmbito da pós-graduação. “A criação do doutorado em Direito Ambiental é especialmente relevante em face dos desafios climáticos e ambientais que a Amazônia enfrenta, reforçando o papel da UEA como defensora do meio ambiente”, disse Attademo.

 

 

Com informações da assessoria

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!