setembro 7, 2024 19:22

Pesquisadores debatem em que momento Bolsonaro influenciará na eleição em Manaus

Os pesquisadores Eric Barbosa, diretor do Instituto Pontual Pesquisas, e Afrânio Soares, presidente da Action Pesquisas, participaram da Roda de Conversa no programa Tribuna Livre, da emissora Onda Digital, desta sexta-feira, 26. Com o tema “Pesquisa: o que é e qual sua utilidade?”, a conversa foi guiada pelos apresentadores Arthemisa Gadelha e Bryan Dolzane.  

Foi questionado aos profissionais sobre as diferenças de perfis entre os eleitores manauaras e os do interior. Tudo varia de acordo com a informação que é consumida, por meio da internet ou mídias clássicas, e pela geografia do Amazonas. 

Com o bolsonarismo ainda em voga no cenário político, houve a indagação se o apoio do ex-presidente Bolsonaro pode ser determinante para conseguir votos. Bryan disse que já ouviu falar que o eleitor bolsonarista só iria acordar três semanas antes da eleição, mas, Afrânio afirmou que o militante já participa ativamente do processo. O pesquisador complementou que toda pesquisa é um recorte atual e que o novo recorte será feito após as convenções. 

“Nós já vimos que a força do Bolsonaro não irá influenciar neste momento. A grande pergunta que teremos que acompanhar é a seguinte: faltando 12 dias para a Eleição, o eleitor da direita vai entrar na eleição do candidato bolsonarista? É uma pergunta que a gente só vai conseguir responder lá (no dia da eleição). Porque na eleição do Senado, vimos um número muito próximo no final do 1º turno”, disse Eric, relembrando a quantidade de votos que Coronel Menezes recebeu. “Se não me engano, há 11 dias da eleição, o então candidato começou a subir nas pesquisas. Porém, você tem que considerar que tinha o candidato majoritário na eleição. Ou seja, o sentimento nacional de guerra entre Direita e Esquerda, Lula e Bolsonaro, foi recriado em Manaus. Só que não temos essa batalha hoje, o que teremos que questionar é se esse eleitor bolsonarista vai ter um peso de influenciar em uma mudança brusca”, avaliou. 

Os dados do estudo da pesquisa Pontual, divulgado na última segunda-feira, 22, também foram utilizados no programa. Eric explicou que, pelo menos, quase metade dos eleitores não decidiram seu voto, que David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania) possuem algumas variações, mas acompanham a linha do comportamento da intenção de votos. O pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil) continua em crescimento contínuo e houve um decréscimo do pré-candidato Alberto Neto (PL).

“No campo da oposição, com o eleitor que decidiu não votar no David Almeida, é ali que está acontecendo as sutis mudanças. Porém, precisamos aguardar. É como um jogo de xadrez, ainda estamos no começo. Até as convenções, há de se esperar mudanças bruscas, que sempre acontecem no cenário político amazonense, e que poderão influenciar (o cenário)”, analisou Eric Barbosa. 

As convenções dos pré-candidatos à Prefeitura de Manaus ocorrerão ao longo da próxima semana. A data-limite estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 5 de agosto.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!