fevereiro 6, 2026 14:33

David Almeida entra na Justiça contra pesquisa em que aparece liderando

David Almeida (Avante) entrou na Justiça Eleitoral contra o estudo nº AM 04187/2024 do Instituto Pontual Pesquisas por “suposta pesquisa eleitoral irregular”, porém, o atual prefeito de Manaus lidera a intenção de votos do eleitorado com 29,8%.

Na Representação (11541) nº 0600262-49.2024.6.04.0062 publicada na edição de quinta-feira, 15, do diário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), já disponível para consulta, o Avante pede a suspensão da divulgação dos resultados alegando que a pesquisa apresenta contradições técnicas no plano amostral além de pedir aplicação de sanção pecuniária no valor de R$ 106,4 mil. O pedido da liminar foi indeferido, ou seja, não foi atendido. O juiz eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo também concedeu um prazo de dois dias caso a Pontual Pesquisas queira contestar.

Pesquisa

Na pesquisa divulgada no dia 22 de julho, antes das convenções municipais, David Almeida aparece com 29,8%, liderando as intenções de voto, seguido pelo deputado federal, Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%.

A Pontual Pesquisas ouviu 1.066 eleitores dos 63 bairros de Manaus entre os dias 14 e 18 de julho e coletou intenções de votos para os seguintes pré-candidatos: David Almeida, Amom Mandel, Roberto Cidade, Alberto Neto, Marcelo Ramos, Maria do Carmo, Natália Demes e Gilberto Vasconcelos.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Perseguição

Há 169 dias, a Pontual Pesquisas vem sendo alvo de processos na Justiça Eleitoral do partido Avante e de análises fakes realizadas pelo site RealTime1, em um movimento orquestrado para enfraquecer institutos que realizam levantamentos para a Prefeitura de Manaus.

O Avante tem histórico de contestar na Justiça Eleitoral apenas as pesquisas em que o candidato David Almeida não aparece à frente dos concorrentes. Porém, dessa vez, o grupo político inovou processando e perseguindo uma pesquisa que é favorável à ele.

 

Da Redação 

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!