O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), propôs a ideia da realização de uma nova eleição presidencial na Venezuela. Nicolás Maduro, atual presidente, rebateu a proposta alegando que “Não praticamos jamais a diplomacia do microfone”. Essa sugestão foi enviada como uma possível solução para esse impasse eleitoral entre Maduro e o candidato de oposição Edmundo González Urrutia.
Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela, rejeitou a ideia na quinta-feira, 15. O atual presidente também criticou as falas do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. “Rejeito absolutamente que os EUA estejam tentando se tornar a autoridade eleitoral da Venezuela”, declarou em discurso na televisão estatal. Em outro momento, Maduro disse que “Biden deu uma opinião intervencionista sobre as questões internas da Venezuela”.
A ideia de Lula de realizar um novo pleito é na tentativa de solucionar as divergências realizadas no dia 28 de julho. Para a líder da oposição, María Corina Machado. Um novo pleito seria considerado uma “falta de respeito” com a população venezuelana.
“Não reconhecer o que aconteceu em 28 de julho, para mim, é uma falta de respeito com os venezuelanos que deram tudo de si e expressaram sua soberania popular”, disse a líder da oposição.
Com informações do UOL
Foto: Divulgação