novembro 21, 2024 23:35

‘Minha preocupação é com os eleitores’, diz Cármen Lúcia sobre estiagem no Amazonas

A estiagem no Amazonas fez com que a Justiça eleitoral fizesse uma mobilização para que os eleitores possam votar em 6 de outubro, data do 1º turno do pleito deste ano. Para a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, o eleitor tem que poder sair da sua casa para votar.

“A estiagem no Amazonas me deixa sem dormir. O eleitor não tem a estrada porque o rio está seco. Temos apoio das Forças Armadas e temos o desafio de garantir que o eleitor possa votar. Minha preocupação é com os eleitores”, afirmou a magistrada.

A presidente do TSE também comentou a descida acelerada dos rios da Amazônia. “Até o dia 6 de outubro isso pode piorar”, reforçou.

O TSE está atuando em conjunto com a Agência Nacional de Água (ANA), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM) e Forças Armadas, a fim de que a situação seja mapeada e, assim, seja possível avançar com propostas e soluções.

Até o momento, de acordo com o Boletim Estiagem do governo do Amazonas, já são 21 cidades em estado de emergência e, pelo menos, mais de 254 mil pessoas afetadas pela seca. No Estado, que conta com 62 municípios, estão 2.749.346 dos 155.912.680 eleitores brasileiros aptos a votar nas Eleições 2024. É o 15º estado brasileiro em número de votantes e o segundo maior do Norte, atrás apenas do Pará, que ocupa a 9ª posição entre todas as unidades da Federação, com 6.226.373 votantes aptos.

 

 

Com informações do TSE

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!