abril 5, 2025 03:34

Candidatos presentes em debate chamam David Almeida de ‘prefeito fujão’

Seis dos sete candidatos à Prefeitura de Manaus participaram, na manhã desta segunda-feira, 26, de mais um debate. Desta vez, o encontro foi realizado pela TV Norte e contou com a presença de Roberto Cidade (União Brasil), Amom Mandel (Cidadania), Marcelo Ramos (PT), Alberto Neto (PL), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

David Almeida (Avante), candidato à reeleição, foi convidado, mas não compareceu por ter outros compromissos administrativos. O fato foi bastante criticado pelos candidatos presentes que, ao longo do debate, denominaram David Almeida como “prefeito fujão”.

Ao falar sobre infraestrutura, no primeiro bloco, Alberto Neto questionou Roberto Cidade se pretende aumentar o valor de impostos. O candidato do União Brasil também criticou a atual administração, que precisa de propostas melhores para a infraestrutura.

Alberto Neto também aproveitou a oportunidade para citar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O candidato disse que seguirá o exemplo e não aumentará impostos, se eleito.

Por sua vez, Marcelo Ramos questionou Amom sobre os planos de administração, caso eleito, já que o deputado não destinou emendas de seu mandato para Manaus. O candidato do União Brasil também “alfinetou” a atual gestão municipal. Ao que o petista disse que, se eleito, precisará de Amom.

Na sequência, Amom chamou Alberto Neto para falar sobre contratos e licitações, e aproveitou para, novamente, criticar a gestão de David Almeida.

Wilker Barreto também falou sobre infraestrutura, ao citar a “buraqueira” que toma conta das ruas de Manaus. Marcelo Ramos destacou que é necessário haver emendas para resolver problemas básicos da cidade.

Sobre prioridade no uso de recursos, Roberto Cidade questionou se Wilker tem planos financeiros que não gerem déficits. Wilker respondeu que, atualmente, Manaus não tem uma boa administração e o povo sofre, mas precisa ter coragem para mudar.

Ao ser questionado sobre mobilidade urbana, Gilberto Vasconcelos comentou que Manaus precisa mudar sua realidade, uma vez que a gestão atual não respeita o povo e nem os eleitores por não comparecer ao debate.

Segundo bloco

Para falar sobre saúde, Vasconcelos questionou se Cidade tem propostas melhorar a estrutura e se vai privatizar a área na capital. O candidato do União Brasil informou que haverá 12 unidades de saúde funcionando nos bairros.

Wilker e Amom também falaram sobre saúde. Ambos soltaram indiretas para os candidatos presentes e também para David Almeida.

Amom disse que, se eleito, pretende criar um hospital municipal e não gastar com tintas. Já Wilker pretende expandir o horário das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e melhorar o que já existe.

Amom também citou as prisões de secretários pela Polícia Federal e questionou quem serão os secretários de Alberto Neto. Em sua resposta, o candidato do PL afirmou que Amom tem gabinete compartilhado com o PT.

Marcelo Ramos e Wilker Barreto afirmaram que pretendem melhorar o atendimento na área da saúde, com mais profissionais e medicamentos. Os prefeituráveis também garantiram a ampliação da rede atual.

Para a educação, Alberto Neto afirmou que não irá lavar as mãos, como fez David Almeida. O candidato pretende criar escolas cívico-militares em diferentes pontos da cidade.

Já Marcelo Ramos quer mais investimentos para a área para garantir a boa formação das crianças. Além disso, também fará programas voltados para esporte e lazer nas escolas.

O petista também comentou que é erro empregar parentes em gestão, tal qual fez o prefeito David Almeida. Amom também não pretende empregar parentes.

Sobre segurança pública, Amom pretende evitar que as organizações criminosas se infiltrem nos órgãos públicos. Alberto Neto disse que Amom é mimado por dar voz de prisão a policiais.

Direitos de resposta

Alguns candidatos, ao fim do debate, solicitaram direito de resposta pois se sentiram ofendidos pelo candidato Amom Mandel. O direito foi concedido aos solicitantes.

Nas considerações finais do debate, os candidatos reforçaram suas propostas, pediram votos e criticaram, mais uma vez, a ausência de David Almeida.

 

 

Da Redação

Últimas Notícias

Suframa visita empreendimento do polo moveleiro de Manacapuru

Na manhã desta sexta-feira, 4, a Suframa realizou visita técnica ao município de Manacapuru-AM, localizado a 84 quilômetros de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!