Não há de se negar que a internet exerce parte fundamental na vida dos cidadãos manauaras. E, isso não seria diferente no contexto das Eleições, mas o fundamental não é primordial. Isso porque o eleitor manauara está preferindo uma campanha mais ‘analógica’.
A verdade é que curtidas, views e interações nas redes sociais não substituem as conexões emocionais que o candidato deve fazer com seu eleitor. Elas são conquistadas através da campanha política feita na rua.
O eleitor manauara quer ver o candidato – e futuro prefeito ou vereador- na rua da casa dele, vendo, pessoalmente e ‘sentindo na pele’, os problemas que ele enfrenta no cotidiano. Um efeito que um vídeo ou uma foto postada nas redes não possuem.
As caminhadas, o corpo-a-corpo e o olho no olho são mais efetivos na hora da decisão do voto porque são maneiras de fazer conexões emocionais. Culturalmente, os manauaras ainda querem olhar o candidato e apertar a mão dele, muito parecido com o que acontece no interior. Neste caso, a internet serve como um instrumento de campanha auxiliar para alcançar um outro tipo de eleitorado, fortalecer a imagem do candidato e divulgar as propostas dele.
Da Redação
Foto: Divulgação