O Tribunal de Contas da União (TCU) certificou, por meio do documento 272/2024, que o ex-prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio (União Brasil), consta na lista de contas julgadas irregulares, com possíveis implicações eleitorais. As pendências são do período de 2017 a 2022.
O documento, enviado do TCU para consulta, foi assinado no último dia 9 e informa que Sampaio possui contas irregulares. Dessa maneira, o político teve suas contas reprovadas e deve ser impugnado.
Reprovação de conta é critério de inelegibilidade
As reprovações de contas são critérios de inelegibilidade e o juiz Mateus Guedes, da 35ª Zona Eleitoral, intimou, no prazo de cinco dias, a partir da publicação do despacho 175/2024, para Wanderlan Sampaio e o Ministério Público Eleitoral apresentarem as alegações finais sobre a decisão de impugnação vinda do Juízo Federal.
O juiz entende que há uma controvérsia nos autos apresentados e verificou que a remessa de informações consta eventual falsidade de certidão e constitui como questão administrativa/criminal. O magistrado mandou o pedido e estava dependendo da resposta do TCU. Agora, com a certidão, cabe a ele decidir o destino de Wanderlan.
Confira a Certidão do TCU aqui.
Ludmila Dias, para portal O Poder
Foto: Divulgação