fevereiro 22, 2026 12:26

TRE-AM obriga campanha de David Almeida a não ‘esconder’ o vice

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) acatou Representação contra o candidato à reeleição para a Prefeitura de Manaus, David Almeida. O documento tem pedido de tutela de urgência ajuizada pela coligação Liberta Manaus.

A ação é motivada por veiculação de propaganda eleitoral sem o nome do vice, Renato Júnior. A ausência do candidato representa violação ao disposto no art. 36, § 4º da Lei 9.504/97 e art. 12, Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) n. 23.610/19.

De acordo com a lei 13.165, de 2015, na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar, também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% do nome do titular. A propaganda realizada pelo representado na rede social facebook, conforme a decisão, se encontra em desacordo com a legislação acerca da matéria.

“Deste modo, reputo presentes os requisitos “probabilidade do direito” alegado, assim como o perigo na demora da concessão da medida pleiteada”, diz trecho da decisão do juiz eleitoral, Roberto Santos Taketomi.

Multa

Também por decisão do TRE-AM, foi aplicada multa de R$ 5 mil a David Almeida. “Da análise dos autos, observo a total omissão do nome do candidato a vice-prefeito na publicação veiculada. Nesta esteira, a alegação do Representado de que não consta o nome sequer do candidato a prefeito na propaganda não reflete a verdade, uma vez que há em letras destacadas a expressão ‘D70’, a qual indubitavelmente se refere ao nome do candidato majoritário, de modo que entender somente a literalidade do nome do candidato majoritária atrairia a obrigatoriedade da norma supracitada afigurar-se-ia manifesta afronta à mens legis, com consequente admissão de sua burla”, declara o juiz Taketomi.

 

 

Da Redação

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!