agosto 16, 2025 22:37

RR: Governo federal autoriza importação de energia da Venezuela

O Ministério de Minas e Energia anunciou nesta segunda-feira (23) a autorização para a Eneva importar energia elétrica de forma interruptível da Venezuela, Argentina e Uruguai. Essa medida se alinha a um esforço mais amplo do governo para reduzir os custos de geração de energia na região.

A inclusão da Eneva neste processo ocorre em conjunto com outras empresas do setor, como Âmbar Energia e as comercializadoras Bolt e Tradener, que já estavam habilitadas sob novas diretrizes implementadas no ano passado.

O foco é garantir um suprimento energético mais acessível para Roraima, que atualmente depende da geração termelétrica local, com custos elevados de combustível subsidiado pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

A importação da energia da Venezuela será viável somente se resultar em uma redução na CCC, considerando a comparação entre o preço da energia importada e o custo atual da geração local.

A operação ainda precisa de aprovações adicionais da Aneel, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da deliberação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que avaliarão os preços e volumes dos contratos.

 

 

Com informações da Band News

Últimas Notícias

Decreto emergencial de Apuí que suspendeu transparência vira alvo de investigação

A Prefeitura de Apuí, sob a gestão de Marquinhos Macil (MDB), está sendo investigada pelo Ministério Público do Amazonas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!