fevereiro 22, 2026 05:22

Na reta final da eleição, cenário político no interior do Amazonas ‘pega fogo’

Se por um lado, o processo eleitoral em Manaus está sendo tranquilo, no interior do Amazonas o cenário é bem diferente, ‘pegando fogo’ nesta última semana, com muita confusão e atuação da polícia. A disputa está acirrada e, em boa parte deles, é de voto a voto. 

Mas, infelizmente, cenários violentos tornaram-se corriqueiros nessas cidades. Nessa quinta-feira, 03, o prefeito Raylan Barroso foi preso em Eirunepé por confrontar a Polícia Militar. Ele enfrenta uma acusação de violência política de gênero contra a Professora Áurea (MDB), candidata à Prefeitura do município. O gestor tentou intimidá-la e ameaçá-la pelas redes sociais e nas caminhadas em que participou. Ele fez a mesma coisa com uma influenciadora local. 

Na última segunda-feira, 30, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Cássio André Borges dos Santos, ordenou que Raylan mantenha distância de, no mínimo, 100 metros da candidata. O magistrado também determinou que a candidata seja escoltada pela Polícia Militar. Foi na frente da casa de Áurea que o atrito entre Raylan e a PM teria acontecido. 

Em Caapiranga, em um evento político realizado na quarta-feira, 2, um homem puxou uma arma e atirou para o alto, assustando eleitores. Momentos antes, houve uma confusão generalizada entre os apoiadores de Francimar Ramalho (MDB) e Matulinho Braz (UB).

No mesmo dia, em Borba, o major Rômulo Botelho agrediu o candidato Toco Botelho (MDB). Ele também agrediu um advogado e espirrou spray de pimenta nos apoiadores que participavam da caminhada de Botelho. A suspeita é de que ele seja ligado ao prefeito Simão Peixoto. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!