O novo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, promoveu em Brasília sua primeira reunião com os corregedores dos Tribunais de Justiça de todos os estados brasileiros. O encontro teve como objetivo discutir temas de interesse dos órgãos correcionais do Judiciário, abordando assuntos como a Semana Nacional de Regularização Fundiária – Solo Seguro (marcada para o final de novembro deste ano), o Encontro Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça (Encoge) – que ocorrerá em Manaus no próximo mês – e o projeto Novos Caminhos, voltados para maior eficiência do Poder Judiciário.
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, que também preside o Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), participou da reunião e destacou a relevância do encontro para a integração entre os corregedores. “A troca de experiências e o debate de ideias em reuniões como esta são essenciais para a eficiência do Poder Judiciário. A integração entre os órgãos correcionais fortalece nosso trabalho e nos permite atender melhor à sociedade”, afirmou o desembargador.
As Corregedorias dos Tribunais de Justiça são responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento dos serviços judiciais e extrajudiciais, garantindo que os processos ocorram de forma regular e célere; além de zelar pela atuação de magistrados e servidores e desenvolver um papel social mais ativo, de forma a atender às necessidades da sociedade, especialmente os grupos populacionais que estão em situação de vulnerabilidade.
Também presente na reunião o desembargador Hamilton Saraiva, da Corte de Justiça amazonense, que foi eleito em setembro para o cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas. O magistrado assumirá a gestão da CGJ/AM em janeiro do próximo ano.
A equipe da Corregedoria do Amazonas que acompanhou os trabalhos da reunião incluiu o juiz-corregedor auxiliar Rafael Cró; o chefe de Gabinete, Sérgio Amorim; e a diretora da Divisão de Correição, Luciana Nasser.
Da Redação com informações de CGJ/AM
Foto: Divulgação