outubro 23, 2024 01:25

Projeto bilionário em Autazes deverá gerar impacto significativo para o Amazonas

O projeto em Autazes, liderado pela empresa canadense Brazil Potash Corp, promete ao Brasil reduzir sua dependência de importação de potássio. O empreendimento prevê um investimento bilionário e projeta a construção de uma mina no município.

A promessa é que haja diminuição em 20% na importação de fertilizantes e impulsionar a economia local. O projeto pode transformar o município em um dos maiores produtores de potássio do mundo. Este insumo é vital para o setor agrícola.

O Brasil atualmente importa 95% do potássio que consome, principalmente de países como Canadá, Rússia e Bielorrússia. A previsão de produção local é a partir de 2028 e promete fortalecer a independência do país no mercado de fertilizantes. O potássio é utilizado na agricultura, que é um dos pilares da economia brasileira, especialmente na produção de grãos no Centro-Oeste.

 

Impacto econômico em Autazes

O investimento da Brazil Potash Corp será de R$13,7 bilhões. O projeto promete gerar um impacto econômico significativo, visto que a construção da mina fornecerá cerca de 2,6 mil empregos diretos e 17 mil empregos indiretos. Para manter as operações, o projeto funcionará com 1,3 mil postos de trabalho.

A mina em Autazes tem capacidade para produzir 2,2 milhões de toneladas anuais de cloreto de potássio (KCI), e sua vida útil é estimada em 23 anos.

 

Ludmila Dias, para Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Ministro do TCU compra R$ 816 mil em cavalos em leilão

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado federal em Roraima, Jhonatan de Jesus, comprou cinco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!