O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) está tendo atitudes incoerentes, mas que lhe convém no cenário político amazonense. Mesmo se intitulando um dos líderes de Bolsonaro no Amazonas, Silas subiu no palanque do candidato a prefeito David Almeida (Avante) para declarar apoio.
Na disputa pela Prefeitura de Manaus, o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro sempre foi o Capitão Alberto Neto (PL). Com Alberto no 2º turno, Silas abandonou Bolsonaro e anunciou estar na base de David.
Bolsonaro tem forte influência na igreja em Manaus e as atitudes de Silas tentam reduzir a influência do ex-presidente no meio evangélico manauara. Jair é representante da direita conservadora em Manaus, fato comprovado nas eleições de 2022 quando Bolsonaro derrotou Lula na capital amazonense.
No mandato de Bolsonaro, Silas era líder da bancada evangélica na Câmara e sempre foi fotografado ao lado do então presidente. Um dos registros mais memoráveis é uma selfie durante um culto em Camboriú (SC), em 2019.
Em outro momento, o deputado federal esteve com Silas Malafaia e o então ministro Onyx Lorenzoni “intercedendo pelo presidente”, escreveu à época. Atualmente, Bolsonaro está sem mandato e exerce sua influência política para eleger representantes que sejam seus aliados em 2026.
O ato de Silas Câmara e David Almeida é visto, nos bastidores, com uma tentativa de manipular o meio evangélico contra Bolsonaro, que tem índices elevados de aprovação em Manaus.
Profecia equivocada
No 1º turno, Câmara profetizou “em nome de Deus” que o candidato Roberto Cidade (União Brasil) seria o futuro prefeito de Manaus. O resultado foi contrário ao que afirmou o deputado federal, já que Cidade não foi para o segundo turno.
Nesta reta final da disputa, Silas participou do evento intitulado “reunião das igrejas de direita em Manaus” nesta quinta-feira,17, e declarou apoio à Almeida.
Da Redação Portal O Poder
Arte: Neto Ribeiro