fevereiro 20, 2026 23:26

TCE-AM pede suspensão de concurso público em Autazes

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio do Diário Oficial Eletrônico, publicado na última quinta-feira, 17,  investiga supostas irregularidades em um Edital de Abertura nº 001/2024, lançado pela prefeitura de Autazes, junto com o Centro de Seleção, Pesquisa e Consultoria (Cespec) e a Comissão do Concurso Público.

Segundo o representante Alberto Genesis de Auzier Ferreira, o certame não teve a revisão orçamentária para a contratação da empresa organizadora, não respeitando o processo administrativo regular. Além disso, o edital possui um erro em relação às vagas destinadas às cotas obrigatórias.

No documento, foi solicitada a suspensão do certame para que não haja danos potenciais, visto que o Edital não se atenta aos princípios que regem os atos da administração pública.

O TCE-AM apreciou e deferiu o pedido de medida cautelar, salientando que a finalidade é neutralizar situações de lesividade ao interesse público. O documento foi assinado pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins Rodrigues.

Sete anos sem concurso

O prefeito de Autazes, Andreson Adriano Oliveira Cavalcante, assinou a autorização do certame no dia 10 de setembro deste ano. O edital se torna suspeito, pois em sete anos de mandato Anderson não havia lançado concurso público no município. São mais de 1.898 vagas disponíveis. As provas estão previstas para o dia 3 de novembro deste ano, mas devem sofrer mudanças, por conta da suspensão do edital.

 

 

Ludmila Dias, para Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!