outubro 26, 2024 07:29

Justiça Eleitoral manda influencer remover fake news contra Alberto Neto

A Justiça Eleitoral, por meio da 59ª Zona Eleitoral, determinou que o criador de conteúdo Will Robson remova postagens que espalham informações inverídicas e descontextualizadas sobre o candidato à Prefeitura de Manaus, Alberto Neto. O material foi veiculado na rede social Instagram, onde o influencer tem mais de 688 mil seguidores. 

Will Robson teria espalhado fake news insinuando que o candidato destinou apenas 1,5% de emendas parlamentares para o Amazonas e que teria votado contra a Zona Franca de Manaus. Esse discurso também é amplamente utilizado pelo prefeito David Almeida (Avante) para atacar Alberto Neto. 

“No presente caso, a probabilidade do direito encontra-se demonstrada pelas provas apresentadas pelo requerente, que evidenciam que as afirmações divulgadas pelo representado não correspondem à realidade”, escreveu o juiz eleitoral Jean Carlos Pimentel dos Santos que assinou a tutela de urgência nessa quinta-feira, 24.

O magistrado ainda considerou que as fakes news apresentadas por Will Robson caracterizam “perigo de dano” pela proximidade do fim do período eleitoral. “A manifestação de uma publicação manifestamente falsa e potencialmente capaz de confundir o eleitorado interfere diretamente na lisura do pleito, comprometendo a paridade de armas entre os candidatos”, explicou. 

O juiz eleitoral também determinou que o influencer se abstenha de realizar nova divulgação de conteúdo em qualquer meio de comunicação, sob pena de multa de R$ 50 mil. Se caso houver desobediência, ele terá a conta do Instagram suspensa até o dia posterior ao segundo turno da eleição e será enviada uma cópia do processo para o Ministério Público Eleitoral (MPE) visando a instauração de procedimento para apuração de responsabilidade, nos termos do artigo 347 do Código Eleitoral.

Veja:

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

TCE-AM irá apurar irregularidades no concurso da Prefeitura de Apuí após subsecretário ser aprovado no certame

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) admitiu Representação com pedido de Medida Cautelar contra o prefeito de Apuí,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!