A corrida para as eleições de 2026 já começou no Amazonas e os líderes políticos do estado estão se movimentando estrategicamente para as disputas ao Senado e ao Governo.
Institutos de pesquisa começaram a realizar levantamentos internos para avaliar cenários preliminares para o pleito que definirá o futuro do Amazonas. Os dados ainda são iniciais e não consolidados. Os cenários dependem de possíveis alianças e posicionamentos.
Omar Aziz
O senador Omar Aziz (PSD-AM) enfrenta desafios na capital amazonense, onde seus índices de popularidade não são elevados. No entanto, no interior do estado, Aziz mantém uma base de apoio sólida e competitiva para uma eventual disputa pelo governo. Em 2022, ele recebeu 784 mil votos, sendo 533 mil no interior, o que garantiu sua reeleição para o Senado.
Roberto Cidade
Roberto Cidade (União Brasil) é o deputado estadual mais votado da história do Amazonas com 105 mil votos, sendo 60 mil apenas no interior e com o feito de ser votado em todos os 62 municípios do estado. Na recente disputa pela Prefeitura de Manaus, Cidade obteve 17% dos votos, fortalecendo seu capital político e prestígio, que devem impulsioná-lo para a corrida de 2026.
David Almeida
Recém-eleito prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) conquistou não apenas a prefeitura, mas também um fortalecimento político importante frente aos seus adversários. Tanto a estrutura da prefeitura da capital quanto a boa votação no maior colégio eleitoral do Amazonas o colocam como um nome forte para o governo estadual. Analistas indicam que, apesar de um compromisso prévio com Omar Aziz, Almeida pode romper o acordo e lançar sua candidatura ao governo.
O posicionamento de Wilson Lima vai influenciar o pleito
O governador Wilson Lima (União Brasil) será peça-chave para os cenários políticos de 2026. Sua decisão de apoiar algum candidato ou concluir seu mandato até o fim terá um impacto significativo. Independentemente de sua escolha, a estrutura consolidada do estado o torna protagonista com grande influência na configuração dos cenários eleitorais.
Senado Federal
Eduardo Braga
Após ser derrotado por Wilson Lima na disputa pelo governo em 2022, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) continua com prestígio no interior, apesar de altos índices de rejeição na capital. Braga, que está encerrando seu mandato de oito anos, deve buscar novamente uma vaga no Senado, das duas que estarão em disputa. Ele pode não ser a primeira escolha da maioria, mas tem chances de vencer como segunda opção.
Wilson Lima
Desde a redemocratização, todos os governadores que disputaram uma vaga no Senado foram eleitos. Caso decida concorrer, Lima poderá seguir esse histórico, e alcançar uma das cadeiras disponíveis para representar o Amazonas.
Alberto Neto
Convocado pela cúpula nacional do PL para disputar o Senado, o deputado federal Alberto Neto é parte de uma estratégia do partido para fortalecer a bancada. Neto, que ficou em segundo lugar na corrida pela Prefeitura de Manaus, possui apoio na capital, mas ainda é pouco conhecido no interior. Caso o PL nacional mantenha sua determinação, Alberto Neto pode ser lançado como candidato 2026 para mensurar seu potencial político. O deputado ainda não se manifestou sobre o assunto.
Marcelo Ramos
O candidato do PT deve assumir a missão dada pela Executiva Nacional do partido. Nos pleitos que tiverem candidatos da extrema Direita, o partido vai lançar um representante para fazer oposição. Neste caso, se Alberto Neto vir para o Senado, Marcelo também será candidato mesmo com índices de rejeição consideráveis.
Thaise Rocha, para o Portal O Poder
Foto: Neto Ribeiro/Portal O Poder