O governador do Pará, Helder Barbalho(MDB), cada vez mais se consolida como um forte nome para ser vice de Lula na chapa à reeleição da Presidência da República, nas eleições de 2026.
O cientista político Antônio Lavareda, em entrevista à CNN, analisou que o MDB saiu fortalecido das eleições, conquistando a liderança de 864 prefeituras em todo o país, incluindo a reeleição de Ricardo Nunes em São Paulo. Esse avanço reforça o interesse do partido em formar uma aliança com Lula, sendo o nome de Helder Barbalho o mais cotado para compor a chapa.
“Um governador já está candidatíssimo a isso, que é Helder Barbalho, do Pará, que também fez um trabalho nessas eleições municipais digno de nota, não só em Belém, mas no estado do Pará como um todo”, afirmou o cientista.
No entanto, o tema deverá ser discutido internamente pelo partido apenas no final de 2025, quando serão definidas as alianças e o possível nome para a vice-presidência ao lado de Lula, caso Geraldo Alckmin opte por disputar o Governo de São Paulo.
Ações fortalecem rumores de chapa Lula e Helder
As recentes ações do governador Helder Barbalho e do presidente Lula reforçam essa possibilidade da aliança PT e MDB. Belém (PA) foi escolhida como sede da COP-30, considerada a “Copa do Mundo ambiental”, que irá projetar o Brasil e a Amazônia para a comunidade internacional, ao mesmo tempo em que eleva a visibilidade do próprio Helder.
No início deste mês, Lula deu prioridade a sua presença no Círio de Nazaré, no Pará, mesmo durante a reta final das campanhas eleitorais, como a de Guilherme Boulos em São Paulo, que era o candidato apoiado pelo presidente em uma disputa acirrada. Esse gesto destacou o prestígio de Lula pelo estado e pelo governador, alimentando ainda mais os rumores sobre a possibilidade de Helder compor a chapa presidencial ao seu lado em 2026.
Com informações da CNN Brasil