O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu duas listas tríplices para o cargo no tribunal. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já enviou a relação de nomes para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A previsão é que o presidente escolha os nomes no mês de novembro.
No dia 15 de outubro, houve uma votação secreta que definiu, na qual foram escolhidos três homens e três mulheres. Para assumir o cargo de Assusete Magalhães, destinado à Justiça Federal, foram votados Carlos Pires Brandão, do TRF-1, Daniele Maranhão da Costa, do TRF-1, Marisa Ferreira dos Santos, do TRF-3.
Para o gabinete de Lauriete Vaz, oriundo do Ministério Público (MP), o STJ votou em Maria Marluce Caldas Bezerra, do MP de Alagoas, Sammy Barbosa Lopes, do MP do Acre, e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal.
Vale ressaltar que apenas nove mulheres se tornaram ministras pelo STJ, em 35 anos de história. Até o momento, 103 magistrados passaram pelo tribunal e o quantitativo feminino é equivalente a 8,5%.
Com informações do Metrópoles
Foto: Divulgação