As eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) estão marcadas para o próximo dia 19. A poucos dias do pleito, novas candidaturas ganham força, oferecendo alternativas e prometendo dar voz a advogados que buscam mais representatividade. A diretoria eleita irá gerir a entidade durante o triênio 2025-2027.
Além do atual presidente, Jean Cleuter, os candidatos Grace Benayon e Kennedy Tiradentes concorrem para representar os advogados amazonenses. Cada chapa apresenta propostas distintas para renovar a gestão da OAB-AM.
A chapa 22, “União, Renovação e Trabalho”, é encabeçada pela ex-presidente da OAB-AM, Grace Benayon, e tem como vice a advogada Adriane Magalhães. Com pluralidade e experiência, a chapa reúne nomes de peso da advocacia amazonense, como Dr. Felix Valois, Simone Rosado, Helena Galvão e Professor Hamilton. Grace propõe uma gestão transparente e participativa, voltada aos interesses de todos os advogados, sejam iniciantes ou veteranos.
Kennedy Tiradentes lidera a chapa 10, “Ordem e Renovação”, que se apresenta como uma terceira via para os advogados insatisfeitos com a atual gestão e em busca de renovação. Com Aurélio Bacelar como vice, a chapa promete devolver a OAB-AM à advocacia amazonense, propondo a reconexão da entidade com seus membros.
Contradição
O atual presidente e candidato à reeleição, Jean Cleuter Mendonça, enfrenta críticas por buscar um novo mandato, contrariando uma promessa feita em 2018. Na ocasião, durante sua segunda candidatura, ele declarou ser contra a reeleição.
“Você tem que chegar lá com gás para fazer diferente. Eu sou contra a reeleição e vou cumprir. Não serei candidato à reeleição. Temos que trabalhar para que o próximo gestor não retroceda nos avanços que alcançaremos”, disse em entrevista a um portal de notícias à época.
Diferentemente do que havia prometido, Jean disputa novamente a presidência, agora pela chapa 30, “União Para Avançar”, com Denize Aufiero como vice.
Da Redação
Ilustração: Neto Ribeiro